quarta-feira, 25 de maio de 2011

AS SETE CARTAS E AS SETE FASES DO CRISTIANISMO - PARTE 2

Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo,
Tudo bem?

Como o prometido, irei colocar mais 3 cartas que Jesus revelou ao seu díscipulo João para comunicar as Igrejas 7 Igejas.
Vale a pena lembrar que as cartas representam as 7 fases da Igreja da cristã no cenário mundial.

Vou deixar a última a carta que foi enviada a LAODICÉIA, para frente, pois quero refletir com você de forma mais abrangente, pois esta carta se refere do ano de 1844 até a vinda de Jesus. Preparem o coração.

Vamos lá:


4) Tiatira = Sacrifício
Ano: 538-1517

Tiatira representa o quarto período do cristianismo na terra, quando a Igreja Católica sob a liderança do papa passou a perseguir de morte o verdadeiro povo de Deus.

Foi construída por Seleuco um dos generais de Alexandre, em 280a.C. Foi construída para ser uma cidade-sede de guarnição militar.

Sua indústria principal era de instrumentos de bronze e cobre. Fabricava também tecidos, especialmente em vermelho e púrpura. Havia um grande templo em honra ao deus sol “Apolo”.

Elogio: “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras mais numerosas do que as primeiras”. (Ap. 2:19)

A igreja organizou orfanatos, hospital e missões. Essa era uma congregação realmente preocupada e dedicada a atender às necessidades das pessoas.

Reprovação: “Tenho contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que assim mesma se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”. (Ap. 2:20)
Jezabel foi uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, um deus pagão da natureza. Ela promoveu a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel de seu relacionamento especial com Deus.

Conselho:“Conservai o que tendes…” (Ap. 2:25) - As doutrinas

Promessa: “Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá… dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã”. (Ap. 2:26-27)
___________________________________________

5) Sardes = Cântico de Alegria 
Ano - 1517-1755

Sardes representa o quinto período do cristianismo na terra quando ocorreu a reforma protestante sob Martinho Lutero e outros. Mas passando o fervor da reforma, os cristão se esfriaram e passaram a viver do passado.

A cidade de Sardes foi construída sobre uma rocha (1150 a.C), ficava numa elevação de cerca de 500 metros. Era a capital do império da Lídia, um dos mais ricos do mundo antigo. A moeda cunhada surgiu em Sardes.

Elogio: Muito pouco havia para ser elogiado. “Tens em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras…” o restante vivia de aparência, do passado. Era um vivo morto.

Conselho: “Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer…Lembra-te, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te…” (Ap. 3:1)

Promessa: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida, pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. (Ap. 3:5)
___________________________________________

6) Filadélfia = Amor Fraterno
 Ano:1755-1844

Filadélfia representa o sexto período do cristianismo na terra quando a obra missionária começou a se expandir pelo mundo.

A cidade foi fundada em 138 a.C. por Átalo II, rei de Pérgamo também conhecido por Filadélfo.
A sua localização geográfica era a porta de entrada para o Oriente. Estava sujeita a frequentes terremotos. Era uma cidade magnificente.

Essa igreja deve ter sido notável, pois recebeu só elogios da parte de Cristo e nenhuma repreensão.

Promessa: “Ao vencedor fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá…” (Ap. 3:12)

Filadélfia representa um período de tempo ocorrente no século XIX, quando grandes movimentos evangélicos e pró-advento revitalizaram a igreja.
O reavivamento impeliu a igreja como nunca dantes. Ela foi capaz de apresentar Jesus a 10.000.000 de pessoas – a oportunidade era "uma porta aberta que ninguém pode fechar".




Continue meditando nestas 6 cartas e faça uma aplicação pessoal, que na segunda que vem postarei a última carta e tenho certeza que Deus vai falar poderosamente em seu coração.

Que Deus abençoe a todos.
Abraços
Lukas

Nenhum comentário:

Postar um comentário